Um momento especial, logo ali

Unisc.jpg
Registro do anoitecer na universidade, dos tantos que presenciamos

Acho interessante como a minha percepção para o momento da formatura no Ensino Superior mudou com o passar do tempo.

Lembro-me de quando eu era pequena, e via a felicidade dos meus pais ao ver algum amigo ou familiar concluindo esta etapa. Eu e meu irmão não entendíamos muito bem do que se tratava mas, pela emoção,  era fácil perceber que era algo especial. E não era o tipo de evento que frequentávamos sempre, o que aumentava ainda mais a nossa percepção da importância da data.

Com o tempo, passei a conhecer e entender a importância do momento. Entendi a emoção dos meus pais, e conheci seu anseio por ver os filhos naquela posição de colação de grau.

Depois de muito estudo, veio o vestibular e o ingresso na faculdade. Era o início de uma rotina em uma realidade bem diferente do cotidiano escolar ao qual eu estava acostumada, porém, ainda muito distante da formatura. Seriam necessários anos de mais estudo e muita dedicação, mas a formatura já era algo mais palpável, pois havia, finalmente, se tornado um objetivo real.

Mais algum tempo depois, os amigos começaram a se formar. Passei a ver mais pessoas queridas vivendo aquele momento especial, o que me fez sentir, mais ainda, que era algo que eu poderia conquistar também. Talvez seja um pouco difícil de explicar essa sensação, mas conforme esta conquista, mesmo que dos amigos, foi fazendo parte dos meus dias, mais eu me acostumava com ela. Porém, obviamente, sem nunca perder a emoção e orgulho pelo momento, inclusive, acho que o orgulho em ver alguém realizando foi uma das coisas que mais aumentou comparado à percepção que eu tinha quando era criança. Já é algo diferente, pois eu conheço o esforço necessário para isso, e muitas vezes até compartilho das dificuldades enfrentadas por aqueles que estão se formando.

Agora, no final da graduação, depois de realizar quase todas as provas, passar pelos momentos de sufoco e receber as aprovações necessárias, é como se a cerimônia de colação de grau fosse a cereja do bolo. Aquilo que é colocado no final e saboreamos depois de tudo, que é a verdadeira recompensa por todo o tempo de trabalho, marcando aquele momento com excelência.

É o momento de comemorar, com a consciência tranquila e as costas relaxadas depois de cumprir todas as obrigações. Além da emoção e do orgulho, surge um novo sentimento, é uma impressão de “é verdade isso mesmo??”, porque ainda é meio inacreditável pensar que não tem mais nada a se fazer, a não ser receber o diploma e festejar!

E amanhã é este dia especial para muitos dos colegas que tive durante o curso de Ciências Contábeis da Unisc, e estarei os aplaudindo feliz, emocionada e orgulhosa, mais ainda por pensar que, da próxima vez, no próximo semestre, seremos eu e meu irmão ali.

Lhes desejo muito sucesso sempre! Comemoro como uma conquista minha, e me alegro em compartilhar este momento com amigos, em especial Thais, Cris e Nádia. Parabéns pela formatura e aproveitem muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *